A AFADEFI, presta apoio e suporte à pessoa com deficiência física para integrá-la à sociedade e ao mercado de trabalho. Sendo que, nossa maior bandeira consiste na busca pela igualdade de direitos, igualdade de oportunidades e combate à discriminação e ao preconceito das pessoas com deficiência. Representando seus associados perante a sociedade, órgãos públicos e privados, buscando recursos e ações que visem a melhoria de suas condições de vida e à manutenção das atividades da entidade. Concomitante a essas ações, a AFADEFI, apresenta incentivo e patrocínio a atletas com deficiência física. Temos uma equipe campeã de basquete de cadeiras de rodas, atletas de bocha Paralimpica, atletismo, tênis de mesa entre outras. Em todas essas modalidades temos atletas campeões brasileiros.
ASSISTÊNCIA SOCIAL: Acolhimento social, acompanhamento familiar, encaminhamentos para rede municipal como CRAS, CREAS, CAPS AD, CAPS II, Secretaria de Inclusão Social, Secretaria de Saúde e encaminhamentos fora do município, como por exemplo ao hospital especializado no atendimento às pessoas com deficiência da Rede Sarah (na cidade de Brasília – DF), visitas domiciliares, empréstimos de equipamentos terapêuticos (Cadeira de rodas, muletas, andadores, bota ortopédica, cadeira de banho, etc). Participação nos órgãos de controle social municipal por meio dos conselhos municipais. Confecção de carteiras de Passe Livre Intermunicipal e Interestadual.
ORIENTAÇÃO JURÍDICA: Orientação aos associados e seus familiares, nos ramos do Direito Previdenciário voltados às pessoas com deficiência, área trabalhista, cível e de família. Encaminhamento e agendamento junto ao INSS para a obtenção de benefícios, tais como BPC – benefício de prestação continuada à pessoa com deficiência, aposentadoria especial, auxílio-doença, entre outros, além do patrocínio de demandas judiciais para resguardar e assegurar os direitos das pessoas com deficiência física.
FISIOTERAPIA: Crianças – minimizar as sequelas motoras, por meio de atuação precoce no atraso do desenvolvimento motor; Adolescentes – buscar autonomia nos ambientes sociais e inserção no esporte adaptado, após avaliação fisioterapêutica especializada.
PSICOLOGIA: Melhora dos laços afetivos e autonomia da pessoa com deficiência física, além de reestruturação familiar e, consequentemente, da qualidade de vida, com o resgate da autoestima das crianças e adolescentes. Sensibilização das famílias, com aumento da independência e inclusão social dos pacientes.
FONOAUDIOLOGIA: Adequar os órgãos fonoarticulatórios para o bom desempenho das funções neurovegetativas, mastigação, respiração, deglutição e fala, na aquisição da linguagem oral e escrita.
TERAPIA OCUPACIONAL: Ampliar o campo de ação, desempenho, autonomia e participação, considerando recursos e necessidades de acordo com o momento e lugar, estimulando condições de bem estar e autonomia, por meio de fazer efetivo, relaciona, material e produtivo o profissional contribui com processos de produção de vida e saúde.
GRUPO FAMÍLIA: Integrar as famílias para que possam dividi suas demandas, junto ao filho com deficiência física, oportunizando melhores vivências no sistema familiar.
GRUPO CRIANÇA: a integração lúdica entre os associados com atividades que propiciam e facilitam o desenvolvimento psicomotor e de sua autonomia.
GRUPO ESPORTE: União das modalidades esportivas, de Bocha Paralimpica e Atletismo, consolidando as demandas desportivas e técnicas, vivenciadas dentro do esporte.
GRUPO ADOLESCENTE: melhor socialização e integração entre os adolescentes e promover o bem estar na comunicação sobre as temáticas: deficiência, família, sociedade e adolescência.